Palácio do Picadeiro

Em Alpedrinha, ao subir a calçada romana, deparamo-nos com a imponência do Palácio do Picadeiro, edifício construído nos finais do séc. XVIII. Segundo registos terá sido construída sobre outra edificação apalaçada mais antiga, conhecida como Casa Quadrada que pertenceu à família Taborda e posteriormente ao Jesuítas. A sua estrutura atual resultou da vontade de Francisco Sarafana Correia da Silva de aí instalar a sua residência, como prova o brasão familiar na fachada. Nascido na vila de Alpedrinha em 1738 e falecido na mesma em 1803, Francisco Sarafana Correia da Silva foi um reputado magistrado que desempenhou diversos cargos forenses em cidades e vilas. É de facto um edifício de grande magnificência e ousadia, sabe-se que teve a direção do mestre pedreiro Carlos Caetano Correia de Castro que lhe conferiu uma gramática estilística solarenga tipicamente Barroca. Ao longo da sua história, e após o falecimento dos seus (primeiros) donos, o edifício teve transitoriamente várias funções, tendo sido Tribunal da Comarca, Oficina Tipográfica do Jornal “Estrela da Beira” e hospital substituto da Misericórdia.

Imperdível é ainda a fantástica vista que o Palácio do Picadeiro oferece do seu terraço panorâmico sob o território envolvente.

Reabre brevemente

Museu Arqueológico Municipal José Alves Monteiro

Situado no antigo Solar Taborda Falcão de Elvas, este museu é um espaço polivalente dedicado à arqueologia de dimensão hispânica. Entre os núcleos de epigrafia, da pré-história, e da cultura castreja existem peças de elevado valor científico.

Caminhar pelos seus corredores é caminhar pela História deste concelho, numa oportunidade ímpar para conhecer o seu passado.

Casa da Cereja

Instalada na antiga escola primária da Aldeia de Montanha de Alcongosta, a Casa da Cereja é o centro do conhecimento sobre a Cereja, que se tornou marca territorial do Fundão. A Casa da Cereja desafia o visitante a percorrer um caminho que o levará numa viajem emocional e sensorial de descoberta sobre os mais variados aspetos da Cerejeira e do seu fruto, no mundo e em particular no Fundão.

Através de conteúdos multimédia e interativos será contada a história deste fruto e das gentes que dele vivem através de 4 salas que são capítulos de um livro, que desvendam o significado a origem e a constituição da cerejeira e do seu fruto.

A cereja no mundo, e em particular na encosta da Serra da Gardunha é contada através da interpretação das variedades de cereja existentes e da evolução geográfica dos pomares. Já o ciclo produtivo da cereja é interpretado na sala Cereja do Fundão através de um roteiro entre a plantação e a distribuição. Por último na sala Um Mundo de Artesão, a cestaria é a arte que cativará a curiosidade do visitante.

Este é um espaço museológico que lança um novo olhar sobre a Cereja, e em particular sobre a Cereja do Fundão.

A Casa da Cereja pode ser visitada todos os dias das 09.30 às 13h e das 14.30 às 18h.
https://www.casadacereja.pt/ 

Casa da Romaria de Santa Luzia

Na Aldeia do Castelejo, visite a Casa da Romaria de Santa Luzia e conheça as tradições populares e religiosas, associadas às festividades que assinalam o dia 15 de setembro. À entrada da Casa somos recebidos por Amália Rodrigues, numa antiga fotografia. As matérias de Fé de ex.votos fazem parte deste circuito. Se passar pelo Santuário poderá observar o Mural de Santa Luzia e participar numa oficina de flores de Santa Luzia.

Funcionamento:
De terça a sexta-feira – das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
Sábados: das 14h00 às 17h30

Casa do Bombo

Aqui, o bombo encontra o seu apageu cultural e musical, mantendo viva esta secular tradição, que poderá ser explorada na Casa do Bombo. Entre arruadas e tradições musicais, encontramos, a aldeia de Lavacolhos, com uma forte tradição na construção de bombos. O visitante terá oportunidade conhecer toda esta tradição ligada ao bombo. Entre diversas valências da Casado bombo, destacamos o Karaoke do Bombo e pode ainda aprender algumas técnicas de construção de bombos e de caixas.

Horário de funcionamento

De terça a quartas-feiras – das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30,
quintas e sexta-feiras – das 9h às 12h30
Sábados: das 14h00 às 17h30

FAÇA POR SI


AUDIO GUIAS 

Descarregue aqui a aplicação IZI TRAVEL

COVID-19


RECOMENDAÇÕES



Contactos úteis


Posto de turismo do Fundão

Rua 5 de Outubro, n.º 11 A 
6230-338 Fundão
Telef : 275 779 040
Email: fundao@fundaoturismo.pt

 

Siga-nos


     

X

Right Click

No right click