Aldeias do Xisto

BARROCA

Aqui cheira a pinhal e com razão! A moldura verde de pinheiro bravo que cerca a aldeia dá-lhe um toque rural esboçado entre o Rio Zêzere e a floresta. Na Aldeia do Xisto da Barroca a paisagem é também marcada pelas escombreiras resultantes da exploração de minério das Minas da Panasqueira e pelas construções de xisto que se revezam com casas caiadas de branco. Na trama urbana da aldeia todas as ruas vão dar ao rio onde se podem observar gravuras rupestres no Poço do Caldeirão ou relaxar na Zona de Lazer.

Visite a Casa Grande da Barroca e o Centro de Interpretação de Arte Rupestre ou surpreenda-se com produtos agroalimentares e de Craft Design na Loja das Aldeias do Xisto. Não conclua aqui a sua visita sem subir ao miradouro do Santuário da Sr.ª da Rocha para capturar aquela fotografia especial!


JANEIRO DE CIMA

É uma aldeia única e tem motivos para o ser! Construída com pedras roladas conquistadas ao Rio Zêzere, a arquitetura típica de Janeiro de Cima faz o encanto dos visitantes numa trama labiríntica de quelhas, ruelas e balcões com surpreendentes recantos. Para quem nunca experimentou um tear manual, esta dica é para si. Visite a Casa das Tecedeiras no centro da aldeia e saiba tudo sobre o ciclo do linho, cultivado outrora nas margens do rio e que hoje dá origem a peças modernas e originais, urdidas pelas tecedeiras da aldeia.

 É nos meandros do rio que encontramos o Parque Fluvial da Lavandeira, seja inverno ou verão, a beleza e tranquilidade do lugar são incontestáveis. Não tem a areia das praias do litoral, mas tem relva verde e espaço para estender a toalha. Já agora, se gosta de canoagem ou está a pensar em experimentar, veio ao sítio certo! Basta solicitar o equipamento ou, se preferir algo mais “old fashion”, experimentar um passeio em barca tradicional. Aqui, até podemos estar muito longe de Veneza, mas o “gondoleiro”, tem sotaque beirão! Se a água lhe abrir o apetite, os maranhos, os peixes do rio ou cabrito e a tigelada estão decididamente na ementa, experimente!

FAÇA POR SI


AUDIO GUIAS 

Descarregue aqui a aplicação IZI TRAVEL

Contactos úteis


Posto de turismo do Fundão

Rua 5 de Outubro, n.º 11 A 
6230-338 Fundão
Telef : 275 779 040
Email: fundao@fundaoturismo.pt

 

Siga-nos


     

X

Right Click

No right click